....

AQUELE QUE COMPREENDER QUE NÃO PODERÁ SER UM PERITO HONESTO, SEJA HONESTO, NÃO SEJA PERITO.....
(Abraham Lincoln)

segunda-feira, 17 de junho de 2013

O RESUMO DAS OBRAS

           Depois de assistirmos tanta luta em defesa da nossa instituição, agora vemos, estupefatos, o quadro de descaso e até a de malversação do dinheiro público para atender a toda e qualquer determinação e nas situações mais inimagináveis possíveis. Vejam o quadro atual:
No IML, não bastasse as condições de insalubridade que a cada dia são mais acentuadas, o que se vê agora é a própria segurança do trabalho colocada de lado, diga-se condições inadequadas da estrutura física que colocam em risco, desnecessária e absurdamente, a integridade física dos que ali trabalham, além de afetar diretamente a qualidade e a celeridade dos exames periciais. O  primeiro acesso para a sala de necrópsia foi fechado e os Médicos Legistas e seus auxiliares são obrigados a utilizar uma escada muito íngreme (fora de qualquer padrão) e a céu aberto, sob sol ou chuva, coberta por lodo, com fiação elétrica sob os pés e sobre a cabeça  e ainda cheia de caixas de esgotos sem tampas nas proximidades, se quiserem executar as suas funções e poderem se deslocar até a sala de exames cadavéricos. Tem que ser guerreiros ou até ninjas, quem sabe! Além do risco de queda pela inadequabilidade da própria escada, é preciso rezar para que não chova, que não escorreguem, que não caiam em algum buraco e não levem choque, a fim de poderem passar sem que se transformem em companhia daqueles que irão examinar. E nesse período as chuvas são fortes e demoradas. Podem até tomar banho de bica ou no piscinão se quiserem, só não podem lavar as mão na pia: “está entupida” . Valha-me São Pedro!
No pátio existente entre o IML e o ICRIM, antes destinado ao arejamento da instituição e também (principalmente) como saída de emergência para os servidores lotados no Laboratório Forense, está sendo feita uma obra que, segundo boatos, seria destinada a instalação de um refeitório (já carinhosamente chamado de Presuntão), pois a área teria sido aterrada com o entulho retirado da sala de necrópsia e receberá, como toda a instituição já recebe, os odores advindos daquela sala, além de obstruir totalmente a saída de emergência do LAF e ter encoberto a janela de arejamento/clareamento e a janela de ventilação do banheiro do alojamento dos motoristas, isto é, mais uma obra que não segue nenhum padrão técnico em vigor. Valha-me São Cristóvão!
Anne Kelly Bastos Veiga
Presidente da APOTEC-MA
Vejam as fotografias:
1 - Mostrando a escada de acesso para a Sala de Necrópsia

   2 - Mostrando a inclinação e o lodo existente na escada

 
3 - Mostrando a tubulação com fiação elétrica obstruindo totalmente um dos lados da escada e parcialmente o outro.  
 
4- Mostrando o acúmulo de água (piscinão) que se forma na base da escada  
 
5 - Mostrando o volume de água na calha (bica) voltada para a escada
 
6 - Mostrando o estacionamento de veículos (e de caixões) existente na passagem entre a escada e a sala de necropsia, além de buracos e fiação elétrica.
 
7 - Mostrando as condições no interior da sala de necropsia com uma das geladeiras desativada, acumulando sujeira e exalando mau cheiro, tornando o ambiente mais insalubre ainda.
 
8 – Enquanto isso na sala de necropsia: cadáver armazenado sobre a mesa, mesa calçada com pedaços de madeira e pia entupida. 
 
9 – Mostrando o local do antigo pátio, onde se vê, ao fundo, a porta de emergência do laboratório, agora abstruída. 
 
 
10 – Mostrando o local do antigo pátio, onde se vê, ao fundo, a porta de emergência do laboratório, agora abstruída.
 
 
11 – Visão do interior da obra, mostrando a janela do quarto e a janela de ventilação do banheiro no alojamento dos motoristas, voltadas para a suposta futura área de alimentação dos funcionários.
 
12 – Visão do interior da obra, em sentido inverso, mostrando a janela do alojamento dos motoristas, além do aparelho condicionador de ar com o dreno de água voltado para o piso.