....

AQUELE QUE COMPREENDER QUE NÃO PODERÁ SER UM PERITO HONESTO, SEJA HONESTO, NÃO SEJA PERITO.....
(Abraham Lincoln)

quinta-feira, 2 de maio de 2013

ICRIM - Semana do Mutirão de Emissão de Laudos Periciais

Aconteceu no período de 22/04 a 30/04 do ano em curso a semana do mutirão de emissão de laudos periciais.
A grande demanda de vários tipos de ocorrencia e consequentemente um grande nº de tipos diferentes de solicitações de exames periciais substanciando várias delegacias da capital e interior do estado e ainda o ministério público, juizados especiais, PMMA e outros levou o diretor do instituto de criminalística Carlos Henrique Roxo de Abreu a lançar a semana do mutirão de emissão de laudos periciais.
A semana foi criada como um lançamento de metas criadas em cada seção e que possibilitará um diagnóstico da nossa demanda, capacidade produtiva - resposta e da nossa demanda reprimida.
O objetivo foi alcançado, mostrando o compromisso da maioria absoluta dos peritos com a instituição e serviu para estimular outros colegas que por motivos pessoais não renderam o esperado.
Ao final da semana foram apresentados:

95 LAUDOS
Laboratório de análises forense
115 LAUDOS
Pericia externa (morte violenta, acidente, arrombamento, danos materiais, vistorias, engenharia e crimes ambientais, etc.).
60 LAUDOS
Pericia interna (balística forense, documentos copia forense, informática forense, fonética forense e identificação veicular).
Total: 270 laudos

Fonte : site da Policia Civil
----------------------------------
COMENTANDO A NOTÍCIA

Nós, efetivamente, temos que parabenizar os Peritos Criminais, merecedores que são, por terem se comprometido em uma dupla jornada de trabalho para confecção dos laudos atuais e da demanda reprimida, totalizando-se 270 laudos/semana.

Acredito ter sido importante a campanha lançada pela Direção, entretanto não podemos deixar de avaliar a médio e longo prazo esse demanda de laudo/semana/seção, pois não poderemos nos enganar, que assim continuará! pois essa sobrecarga de trabalho na semana do Mutirão, jamais poderá virar regra. Somos apenas 85 Profissionais para atender o Estado do Maranhão, e esse realidade não incomoda nossos Gestores, que são os principais responsáveis de buscar junto ao Governo do Estado as vagas para o concurso, já que grande parte da população só saberá a importância do trabalho pericial quando dela necessitar. É quase inacreditável que só foram oferecidas 8 vagas para Perito Criminal no concurso em andamento e mesmo que se duplique esse número, não suprirá nossa carência, alias, o número de servidores aptos a se aposentarem é superior a isto.

Acabo, solicitando a união das forças para um bem comum, bem da comunidade pericial, que como consequência, refletirá em toda sociedade, merecedora que é do nosso serviço. Necessitamos de um maior efetivo urgente para suprir nossas carências em todas as seções, só assim conseguiremos manter esse nível de produtividade de laudo. Caso contrario a sobrecarga de trabalho, por si só está fadada a um fim, pois nós não somos maquinas, somos homens e mulheres dando o nosso melhor sem o retorno nem a valorização necessária.

PARABÉNS A TODOS OS PERITOS CRIMINAIS QUE COMUNGARAM COM A IDÉIA E QUE AINDA NÃO DESISTIRAM DE LUTAR POR UMA PERÍCIA CRIMINAL RESPEITADA EM NOSSO ESTADO.

Anne Kelly Bastos Veiga
Presidente da APOTEC.