....

AQUELE QUE COMPREENDER QUE NÃO PODERÁ SER UM PERITO HONESTO, SEJA HONESTO, NÃO SEJA PERITO.....
(Abraham Lincoln)

domingo, 21 de abril de 2013

Diretor do ICRIM vai ministrar curso de preservação da cena de um crime




Preservar um local de crime significa garantir a sua integridade, para a colheita de vestígios que fornecerão os primeiros elementos à investigação. O exame do local do crime, referindo-se aos crimes violentos, tais como: homicídios, latrocínios, extorsão mediante sequestro que resulte em morte, ou até mesmo em casos de suicídio, deverá obedecer a uma preservação rigorosa para que sejam resguardadas suas evidências, exigindo profissionais plenamente capacitados, formando, dessa forma, um conjunto de conhecimentos e trabalhos harmoniosos, afim de assegurar o êxito nas investigações futuras, levando-se em conta que o trabalho de levantamento do local do crime, ou seja, a perinecroscopia é o ponto de partida nas investigações.

O curso que começa na próxima terça-feira (23) será ministrado pelo Perito Criminal e Diretor do Instituto de Criminalística do Estado do Maranhão (ICRIM), núcleo de Imperatriz, Dr. Eduardo Soares dos Santos. O público alvo do curso são policiais, imprensa e quem interessar possa.

Menciona-se, que normalmente, quando da ocorrência de um crime, a Polícia Militar é a primeira instituição a chegar ao local, sendo, na maior parte das vezes, acionada por parentes da vítima ou qualquer cidadão que venha tomar conhecimento do fato. Ressalta-se que a primeira providência que deve ser adotada pelo primeiro agente de segurança pública que chegar ao local do crime, em havendo vítima, é a de saber se ela ainda se encontra com vida, através dos procedimentos de primeiros socorros adquiridos durante o curso de formação policial, afim de que possa ser providenciado o devido socorro. Caso contrário, ao perceber que a vítima, já se encontra sem vida, deverá isolar o local até a chegada da Polícia Judiciária, cabendo a esta última tomar as providências legais. Dessa forma, percebe-se a relevância dos procedimentos de isolamento e preservação do local do crime, para a ocorrência de um trabalho pericial que proporcione a máxima exatidão no que concerne a análise dos vestígios.
A promotora Raquel Chaves e o delegado Assis Ramos, convidaram jornalistas que cobrem a área policial para participarem do curso.

“Vocês são importantíssimos nas investigações e total elucidação de crimes”, disse Raquel Chaves.

--
Dr. Eduardo Soares dos Santos
Perito Criminal - DIRETOR
ICRIM - Imperatriz