....

AQUELE QUE COMPREENDER QUE NÃO PODERÁ SER UM PERITO HONESTO, SEJA HONESTO, NÃO SEJA PERITO.....
(Abraham Lincoln)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

IML-CAXIAS

ICRIM/IML DE CAXIAS, NINGUÉM SABIA!!!

            Após a posse da nova diretoria da APOTEC, procuramos viajar por todas as Regionais dotadas de Instituto de Criminalística e Médico-Legal, para podermos conhecer a realidade de cada Regional e suas especificidades. Entretanto, nunca soube da existência de ICRIM/IML em Caxias, fato este, que me causou espanto quando olhei uma viatura destinada ao IML, mais conhecida como rabecão, estacionada no pátio da Secretaria de Segurança na terça-feira tarde. Ressalto, que esta viatura era de Imperatriz e retornou a capital quando da chegada de um novo rabecão, embora, seja necessário dois rabecões na região Tocantina, haja vista a área de cobertura desta regional.

            De acordo com o site da polícia civil, contamos com 18 Regionais, das quais a polícia científica se faz efetivamente presente com sede própria em apenas duas: 10º Regional-Imperatriz e 18º Regional-Timon.

            Contamos com um efetivo bastante reduzido para atender todo estado do Maranhão a medida do possível, pois na verdade, até em São Luís falta Peritos e ainda querem dobrar nossa escala de trabalho com a formação de outra equipe para atender as pericias externas (acidente de transito com vitima e locais de crime contra a pessoa, popularmente conhecido como local de homicídio). Somos 85 Peritos Criminais e 54 Médicos Legistas. Não podemos inventar Peritos para cobrir determinados desejos...As consequências serão graves e só vejo uma solução: acabar com a equipe de poluição sonora; de perícias ambientais; perícias de engenharia; perícias de informática. Seções estas, que só existem por vontade nossa, pois de fato nunca foram regulamentadas.

            Somos totalmente a favor da interiorização da Perícia, mas, de forma prudente e com inteligência, pois, de nada adianta mandar Peritos para o interior sem uma estrutura mínima. Nós trabalhamos é com ciência, e ciência requer estrutura e equipamentos.

            Caxias faz parte da região Meio-Norte. Fica mais próxima da capital do Piauí, Teresina, a apenas 66 quilômetros de distância, ou seja a distancia entre Caxias e Timon é menos de 60 quilômetros. Em Timon, nós temos toda estrutura montada da Polícia Técnico Científica, que ainda falarei em texto próprio. Então, não podemos entender o porquê que um rabecão esta sendo encaminhado para Caxias, haja vista que o deslocamento desta viatura se faz necessário apenas para locais que envolvam morte violenta de qualquer natureza.

             Acredito que a baixada, geograficamente falando, deveria ser a próxima a ser contemplada com o nosso complexo científico, falo em complexo, e não de apenas dois ou três peritos para se interiorizar de qualquer forma. 

            Encontrei no site da policia civil este organograma abaixo e que não corresponde com a realidade, não existe ICRIM nem IML em Caxias, o que existe são dois médicos legistas lotados nesta regional. Logo, ninguém sabia, porque é a mais pura verdade, não existe criminalística nesta Regional, dois Médicos Legistas não é um Instituto Médico Legal.

Anne Kelly Bastos Veiga 

Perita Criminal
Presidente da APOTEC
Não existe ICRIM/IML em Caxias,

Rabecão de Caxias......é necessário???? E Imperatriz que precisa de mais um??? Caxias pode utilizar o rabecão de Timon, cidade vizinha.


ccc

Nenhum comentário: