....

AQUELE QUE COMPREENDER QUE NÃO PODERÁ SER UM PERITO HONESTO, SEJA HONESTO, NÃO SEJA PERITO.....
(Abraham Lincoln)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

UFMA dificulta acesso de viaturas, veículos e funcionários ao ICRIM e IML e causa transtornos à população.

(Leia a notícia complementar no final: SSP inaugura...)

Parte 1

Rampa de acesso ao ICRIM e IML
Ignorando e desrespeitando a área pertencente ao Estado onde funciona o ICRIM e IML (São Luís/MA), UFMA (Universidade Federal do Maranhão) realiza obras e cria dificuldade e até mesmo impedimento para o acesso da população àquelas instituições. Segundo o Presidente da Associação da Polícia Técnico Científica do Maranhão (APOTEC-MA), Dr. Lúcio Flavo Cavalcante, a área onde funciona o ICRIM e IML, foi excluída da escritura de doação feita no ano de 1980 pelo Estado em favor da Universidade. Isso foi até mesmo observado pela Polícia Federal em 2005, quando da realização de uma perícia a pedido da UFMA que na ocasião alegava que estavam invadindo suas terras. O Presidente da APOTEC-MA afirma ainda que em abril deste ano, fez uma denúncia ao Ministério Público do Estado que alegou ser de competência da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão, encaminhando a denúncia à esse órgão, porém, até o momento, nenhuma providência foi tomada para a reintegração de posse. Na última reunião do Conselho de Polícia, o Dr. Lúcio esclareceu sobre o assunto aos demais membros. Os gestores da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão, também estão cientes do assunto.

A poeira invade os dois institutos (ICRIM e IML) deixando um rastro diuturnamente de sujeira causando problemas respiratórios à funcionários e à população que recorre aos serviços dos Orgãos Periciais. Quando chove o caos é ainda maior, pois o barro molhado transforma toda área do entorno das Instituiçoes em um verdadeiro atoleiro dificultando até o acesso de veículos e de viaturas.

O desrespeito se estende a entrada de pessoas com dificuldade de acesso, como é o caso de Araney, um Perito Criminal que é cadeirante e que não tem como acessar ao ICRIM, ou seja agora está impedido de trabalhar. Lembrando que a LEI Nº 10.098 de dezembro de 2000 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Além disso, as pessoas que precisam vir ao IML para exames, as quais muitas vezes já vêm com uma certa mobilidade reduzida, com apoio de muletas por exemplo, passam por sérias dificuldades para chegar à Instituição.

Este é o tratamento que os Órgãos  de Perícia Criminal do Maranhão recebem,  há décadas.
Veja as fotos (clique para ampliar)
 
População deixa de comparecer ao IML
por dificuldade de acesso.

Estacionamento deslocado:
 acesso de funcionários em meio a piçarra e matagal
(risco de assaltos aumenta durante a noite).

Área de estacionamento e de acesso ao
ICRIM e IML após passagem de tratores.
Poeira invade os institutos (ICRIM e IML)

Após chuvas toda área vira um atoleiro.

Enquanto isso...

Parte 2
SSP inaugura nova sede da SEIC nesta quinta-feira (11).

Heliponto, academia e canil

O secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, inaugura nesta quinta-feira (11), às 10h, a nova sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC). O prédio, onde funcionava a Rádio Timbira, no Bairro de Fátima, foi totalmente reformado e readaptado para receber os departamentos da Superintendência.


 A inauguração faz parte do plano de metas que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), visando reequipar e modernizar todo o aparato de segurança pública do Maranhão. A obra foi dividida em duas etapas. Na primeira, foram investidos recursos da ordem de R$ 358.477 mil. Esse valor é fruto de um acordo de cooperação técnica administrativa e financeira entre a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e a SSP. Na segunda etapa, que tem data de previsão de conclusão até dezembro deste ano, o investimento será realizado pela Secretaria de Segurança.
 
Fachada do prédio da nova sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).

O Complexo possui 7.935,91 m2. A nova sede contará com uma área construída de 1.505,76 m2. Destes, 424,45m2 serão inaugurados nesta etapa. A Seic conta com uma estrutura moderna e diferenciada de todas as Delegacias Investigações Criminais do restante do país. Um heliponto, canil, sala de treinamento para os policiais e academia fazem parte da nova estrutura. Além destes espaços, as novas instalações terão sala de identificação e visualização - que serão utilizadas para reconhecimento de criminosos -, auditório e uma guarita à prova de bala.

A Seic é composta pelos Departamentos de Combate aos Crimes Tecnológicos (DCCT), Organizado (DCCO), Roubo a Instituições Financeiras (Dcrif), a Carga, a Banco, além do Grupo de Resposta Tática (GRT), de Narcóticos (Denarc) e o de Defesa de Serviços Delegados (DDSD), que será incorporado a Superintendência.



Fonte (click): Jornal Pequeno e SSP Maranhão

Enquanto o ICRIM e IML estão sendo praticamente soterrados, literalmente, a Secretaria de Segurança Pública inaugura novo complexo da SEIC com heliponto, academia e até canil.

O complexo da SEIC é justo, e muito justo. Justo com os profissionais que alí desempenham suas funções arduamente e justo com a população que deve ser sempre a maior beneficiária em todos os segmentos de investimentos na SP.

Mas a exemplo da SEIC, tantos outros profissionais e órgãos da Segurança Pública merecem o mesmo tratamento: Perícia Criminal -MA.
Pois se assim não for, pode parecer que até cachorro estar sendo mais lembrado do que a Perícia Criminal do Maranhão. E Quem mais sofre com isso é a população que necessesita dos serviços destes Órgãos Periciais.