....

AQUELE QUE COMPREENDER QUE NÃO PODERÁ SER UM PERITO HONESTO, SEJA HONESTO, NÃO SEJA PERITO.....
(Abraham Lincoln)

APOTEC-MA

Associação de Polícia Técnico-Científica do Maranhão


A APOTEC teve início em 2005, tendo como um dos objetivo aprimorar o trabalho pericial e incentivar a união e fortalecimento da classe dos peritos em nível estadual, nacional e internacional, divulgando e incentivando investigação científica, para que a sociedade tenha sempre um serviço de qualidade na busca da verdade. A investigação criminal no Estado do Maranhão conta atualmente com 88 Peritos Criminais, 55 Médicos Legistas, 1 Toxicologista e 1 Farmacéutico Legista, total de 145 Peritos Oficiais. Temos ainda 17 Peritos Criminalísticos Auxiliares. Peritos lotados em São Luís (52), Imperatriz (17), Timon (4), 1 em Chapadinha, 2 no Instituto de Identificação, 2 no CPTCA; Médicos Legistas lotados em São Luís (35); Imperatriz (7); Timon (4); Caxias (2); Santa Inês (1); Codó (1); Viana (1); Chapadinha (1);
A cada ano que passa a associação se torna cada vez mais reconhecida, graças aos trabalhos do presidente e de todos os peritos que compõem a associação, bem como dos presidentes passados, que divulgaram a classe pericial, fazendo a sociedade ter conhecimentos dos nossos trabalhos e sua importância para toda a sociedade, através de eventos, palestras, entrevistas de esclarecimentos do trabalho pericial e casos de relevância para a sociedade.

O trabalho pericial é bem diversificado. Contamos com profissionais com formação em várias áreas como:
Quimícos; Físicos; Agrônomos; Engenheiros; Biólogos; Famaceuticos; Bioquímicos; Médicos; Odontólogos; Contabilistas; Psicólogos.
Temos também peritos em Imperatriz e cada vez mais os municípios estão a com uma demanda maior de pericias.
Hoje temos os seguintes seções de pericias no Instituto de Criminalística do Maranhão:
Engenharia Legal;
Balística Forense;
Informática e Fonética Forense;
Documentoscopia Forense;
Acidente de Trânsito;
Crimes Contra a Pessoa;
Crimes Contra o Patrimônio;
Identificação Veicular;
Laboratório de Análises Forenses - onde são realizados exames de toxicologia, em drogas, medicamentos, em manchas de sangue, sêmen, exames em arma branca...
No dia 4 de dezembro é comemorado o dia do Perito Criminal, em homenagem ao Perito que estavam realizando um trabalho de levantamento em local de difícil acesso, sobre morte violenta, quando subitamente despencou e caiu do mesmo jeito onde foi encontrado o cadáver o qual fazia a perícia.