....

AQUELE QUE COMPREENDER QUE NÃO PODERÁ SER UM PERITO HONESTO, SEJA HONESTO, NÃO SEJA PERITO.....
(Abraham Lincoln)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Instituto de Criminalística precisa de pessoal, laboratório e propagação da cultura de preservação do cenário de crimes


O perito criminal João Paulo Pierote Silva, diretor do Instituto de Criminalística do Maranhão – Regional de Timon – disse ontem (03) ao participar de audiência pública na Câmara Municipal de Timon, que a suas duas maiores preocupações são com a instalação do laboratório forense e com a maior propagação da cultura de preservação dos locais onde ocorrem crimes.

Outra preocupação é


com o pequeno número de profissionais que trabalham em Timon. São apenas cinco peritos para atender as ocorrências externas, aquelas onde precisam ser investigados os crimes contra a vida, o patrimônio e o meio ambiente. E apenas três para as ocorrências internas, ou seja, aquelas que exigem laudos sobre entorpecentes, exames de balística, dentre outras. Ele espera que pelo menos seis peritos sejam lotados em Timon dentre os 21 que o Estado estará nomeando nos próximos dias.

Para ele, o trabalho dos peritos fica extremamente prejudicado porque o cenário dos delitos fica alterado por populares que não chamam a polícia e muitas vezes, principalmente na zona rural, agem por conta própria e até terminam sepultando pessoas antes mesmo da perícia ter tomado conhecimento do delito, principalmente em supostos casos de suicídio.

Outro ponto ressaltado por ele é a ausência do laboratório para exames mais complexos. O equipamento existe e está nas dependências do Instituto de Criminalística, mas falta a base física do seu funcionamento. Em Timon já são realizados diversos tipos de exames, porém os mais complexos tem que ser encaminhados para São Luís ou com a ajuda do Instituto de Criminalística do Piauí ou da Polícia Federal.

No encerramento da palestra o presidente da Câmara Municipal de Timon, vereador Uilma Resende, pediu que o diretor do Instituto de Criminalística elaborasse um documento com as principais reivindicações esplanadas no debate e se comprometeu a levar essas necessidades, junto com os demais vereadores e outras autoridades locais, ao secretário estadual de Segurança e ao governador Flávio Dino.

“Agradeço a sua presença e quero dizer que a preocupação do senhor passa a ser não do presidente, mas de toda a Câmara de Vereadores. Nós temos o objetivo de melhorar os serviços para a população de Timon e vejo que a intenção do senhor é de que isso aconteça”, encerrou.
(Da assessoria)

Nenhum comentário: