....

AQUELE QUE COMPREENDER QUE NÃO PODERÁ SER UM PERITO HONESTO, SEJA HONESTO, NÃO SEJA PERITO.....
(Abraham Lincoln)

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A INFORMAÇÃO E AS EVIDÊNCIAS

Joseph Blozis
Analisar as cenas de um crime com atenção. Este foi um dos principais tópicos abordados pelo ex-detetive da polícia de Nova York, que comandou a investigação do ataque terrorista no Word Trade Center, Joseph Blozis, durante atividade no campus da PUC em Viamão.

“Eu aprecio a informação, mas as evidências ditam o que aconteceu".

Durante duas horas, cerca de 100 peritos participaram de um treinamento ministrado por Blozis. Divididos em 4 grupos, os especialistas investigaram o passo a passo de cada cena do crime simulado no local.
 
 
 
 
 
 


 
 
 
  






Adinâmica, organizada pela PUCRS ( faculdade de Biociências) e Life Technologies, juntamente com o apoio da ACRIGS-Sindicato, também contou com a cobertura da imprensa gaúcha. Segundo o Presidente da entidade - “é importante que a mídia entenda cada vez mais como funciona e qual o papel do perito criminal para garantir os direitos humanos”.
 
 
Fonte: ACRIGS
 
 
COMENTANDO A NOTÍCIA.

O VII Seminário Nacional de Perícia de Crimes contra a Vida e de Balística Forense, além do V Seminário Nacional de Perícia de Revelação de Impressões Papilares realizado nos dias 23 a 26 na cidade de Porto Alegre/RS contou com a participação de 340 Peritos Criminais de todo o Brasil, estando presente do Maranhão apenas eu (Kelly) e o nosso Superintendente Cassio Marques Freitas, que foi ao evento em virtude de uma reunião dos dirigentes de Perícia Forenses marcada pela SENASP, caso contrario estaria sozinha representando nosso estado.

Sem duvida nenhuma, afirmo que foi o melhor Seminário da ABC desta área que já participei, com vários palestrantes internacionais dentre os quais cito: Joseph Blozis (Estados Unidos); General Elazar Zadok (Israel); Keith Fryer (Reino Unido) e Jan Kinder (Bélgica). Conhecemos novos materiais utilizados no dia a dia da Pericia (Ferrotracy e BTK usados em Israel) bem como os equipamentos disponíveis das empresas Wantek, Dignia, Gurteq e Life.
Retornei para São Luís com a sensação de dever cumprindo, pois consegui atingir minhas metas, participei do curso do Joseph Blozis na terça-feira (tarde e noite), que a mim ficava cada vez mais distante, haja vista que o meu voo chegava em POA quase ao meio-dia, e nos dias seguintes me delicie com a sonoridade das informações obtidas. PENA QUE NOSSOS PERITOS NÃO ESTAVAM LÁ, E EU ENTENDO OS MOTIVOS.

Programei minha viagem desde Julho, já achando que não conseguiria o apoio da SSP, na época o Diretor do ICRIM solicitou passagem e diárias. Paralelamente comprei minha passagem, reservei Hotel com sinal depositado e fiz minha Inscrição no Seminário. Desse translado nunca obtive resposta da Polícia Civil; da taxa de inscrição (seminário RS 250,00, curso de local de crime RS 380,00) nem se fala; das quatros diárias pedidas, fui e retornei e eles não foram pagas, olha que o oficio foi encaminhado em Julho para a SPTC. De fato, essas coisas dentro da nossa instituição desmotivam qualquer um, e é por isso que o Maranhão estava “em peso” em POA.

Ressalto que não me arrependo do meu investimento, que essas minguadas diárias quando eu receber, não cobre nenhum 1/3 do gasto que tive. Entretanto o conhecimento adquirido é MEU.

ACORDEM, NOSSA PERÍCIA TRABALHA É COM CIÊNCIA,
E PRECISAMOS ESTUDOS CONTINUADOS.
“Tenho orgulho de ser Perita Criminal, é uma realização profissional e esse prazer poucos conhecem, e eu o compartilho com meus colegas”
 
 
Anne Kelly Bastos Veiga
Perita Criminal
Diretora do SINPOL-MA



Nenhum comentário: